ISSN
2184-5360
Objetivos e Âmbito
O
Journal of Ibero-Romance Creoles (JIRC) foi, até 2018, conhecido como
Revista de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (RCBLPE). É o órgão oficial da
Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) e pretende constituir um instrumento de trabalho para pesquisa de nível internacional sobre línguas crioulas de base ibero-românica e línguas em contacto envolvendo o português e o espanhol.
A revista incentiva a publicação de pesquisa atual sobre todos os aspectos da teoria e da descrição dessas línguas.
Conselho editorial
EDITOR
J. Clancy Clements
Department of Spanish and Portuguese
Bloomington
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
EDITORES ASSOCIADOS
Eeva Sippola
Department of Languages
Helsínquia
FINLÂNDIA
Hugo C. Cardoso
Faculdade de Letras
Lisboa
PORTUGAL
EDITORES AUXILIARES
Danae Perez
Zurique
SUIÇA
Eduardo Tobar
Departamento de Español
Vigo
ESPANHA
CONSELHO EDITORIAL
- Marlyse Baptista (University of Georgia)
- Alan Baxter (Universidade de São José, Macau)
- Mauro Fernández (Universidade da Coruña)
- Alain Kihm (CNRS-Université Paris 7)
- Silvia Kouwenberg (University of the West Indies, Mona)
- Isabelle Léglise (CNRS-SEDYL-CELIA)
- John Lipski (Pennsylvania State University)
-
John McWhorter (Columbia University, New York)
-
Fernanda Pratas (Universidade de Lisboa)
- Nicolas Quint (CNRS-LLACAN)
- Dominika Swolkien (Universidade de Cabo Verde)
CONSELHO EDITORIAL AUXILIAR
-
Nélia Alexandre (Universidade de Lisboa)
- Patrícia Amaral (Indiana University, Bloomington)
- Gabriel Antunes Araújo (Universidade de São Paulo)
- Ana Maria Carvalho (University of Arizona)
- Anna María Escobar (University of Illinois, Urbana-Champaign)
-
Perpétua Gonçalves (Universidade Eduardo Mondlane)
- Anthony Grant (Edge Hill University)
-
Tom Güldemann (Humboldt-Universität, Berlin)
- Tjerk Hagemeijer (Universidade de Lisboa)
- Jürgen Lang (Universität Erlangen-Nürnberg)
- Dante Lucchesi (Universidade Federal Fluminense)
- Jean-Louis Rougé (Université d'Orléans)
- Jeff Siegel (University of New England)
Indexação
Normas para a apresentação de trabalhos
Política editorial:
O Conselho Editorial do JIRC avalia os trabalhos originais para publicação. Trabalhos já publicados ou em vias de publicação não serão aceites. Os trabalhos que cumpram os objectivos da revista serão avaliados por dois ou mais assessores independentes antes de ser tomada uma decisão sobre a sua publicação.
Envio de trabalhos: Artigos originais poderão ser enviados em inglês, francês, espanhol ou português. Os manuscritos (junto com um resumo e uma lista de palavras-chave) deverão estar em conformidade com o estilo do guião especificado em baixo e deverão ser enviados apenas em formato digital (compatível com Microsoft Word) para o endereço do editor.
Todo o manuscrito deverá estar escrito a dois espaços (incluindo os títulos e cabeçalhos, as notas, citações e referências). Todas as quatro margens de cada folha deverão ter as dimensões aproximadas de 1-1/2 polegadas (3.8cm) numa página de 8-1/2 x 11 polegadas ou DIN A4 (ou semelhante).
Correções: Os autores devem verificar os manuscritos cuidadosamente antes de os enviar, para evitar demoras na fase de revisão de provas. Os autores deverão esforçar-se por preparar muito bem os manuscritos e ter o menor número possível de gralhas em cada página. Os editores devem estar informados do contacto dos autores para que as provas lhes possam ser enviadas. Os autores terão de as corrigir e devolver no prazo de cinco dias após a sua receção.
Transcrições fonéticas deverão empregar os símbolos e convenções do Alfabeto Fonético Internacional. A transcrição deve limitar-se aos objectivos necessários.
Autorização: Cabe aos autores obterem autorização para publicarem quaisquer trabalhos que já tenham sido publicados. As autorizações são obrigatórias para textos de prosa que excedam as 400 palavras, para todos os textos poéticos, ilustrações e tabelas.
A nossa revisão do vosso trabalho: Os editores reservam-se o direito de introduzir pequenos cortes e ajustes na sintaxe e pontuação de todos os trabalhos aceites para publicação. Pede-se que os autores façam uma revisão muito cuidada dos seus trabalhos antes de os enviarem.
Direitos de Autor: O JIRC detém os direitos de autor para a versão electrónica de todo o material da Revista. Os restantes direitos de autor dos trabalhos são propriedade do próprio autor. O conteúdo da Revista destina-se ao acesso gratuito para efeitos académicos e de pesquisa. Os trabalhos poderão ser reproduzidos eletronicamente na íntegra com a autorização da editora ACBLPE. Os autores detêm os direitos de autor dos trabalhos escritos e quaisquer imagens que lhes estejam associadas.
Direitos de reprodução
O Journal of Ibero-Romance Creoles (JIRC) possui direitos de autor sobre a versão eletrónica de todos os seus conteúdos. Fora da edição eletrónica, os direitos de autor são detidos pelo(s) respectivo(s) autor(es). O conteúdo desta Revista é de uso gratuito para formação e pesquisa.
Todas as publicações sob licença
Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.